Os jogos de azar são jogos nos quais a possibilidade de ganhar ou perder não dependem da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente do azar do apostador, encabeçando essa categoria temos a roleta.
Daí que a maioria deles são jogos de apostas cujos prêmios estão determinados pela probabilidade estatística de acerto e a combinação escolhida.
Enquanto a minoria são a probabilidade de obter a combinação correta combinado com o baixo percentual de recuperação, por isso, maiores são os prêmios.
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de azar é determinado pelo EV (Expected Value) de uma aposta. Cada aposta pode gerar EV negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro). Um exemplo simples de EV: imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 reais para ganhar 50 reais... o que aconteceria, matemáticamente falando? Perderia-se 10 reais 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez. Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 reais. 20 reais divididos pelas 4 apostas significa que a CADA APOSTA o apostador teve um EV de +5 (20/4). Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo. Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
EV é o que carateriza o lucro do casino. Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.5% (depende do jogo). Essa % de vantagem para banca gera um EV positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro... Depois de 10.000, 50.000, 100.000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta de EV+ para si e EV- para os jogadores.
O Pôquer não se caracteriza como um jogo de azar. Um estudo profundo do poquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um EV. Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador. Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas mãos, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem EV positivo para o jogador), a matemática 'protege' esse nosso jogador, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com EV+, e esse sai vencedor (como no exemplo em que mesmo o jogador fazendo jogadas EV+, perdeu 3 vezes seguidas os 10 reais. Mas a longo prazo, obteve lucro).
Alguns jogos de azar típicos são os seguintes:
- Cara ou coroa
- Bingo
- Dados
- Jogos de baralho
- Loteria
- Pedra, Papel, Tesoura
- Rifa
- Roleta
- Super Trunfo
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